domingo, 22 de abril de 2012

Exposição: Millôr com humor



 

Grandes nomes da caricatura brasileira prestam homenagem em mostra inédita ao desenhista, escritor, humorista e jornalista brasileiro, Millôr Fernandes, falecido em 27 de março. Até o dia 28 de abril, Ao Millôr com humor pode ser conferida na Praça de Eventos do Shopping Plaza Sul. São mais de 50 caricaturas expostas, com organização do curador Jal. Entre os artistas que estão expondo estão Seri Carvall, Cassio Manga, Paulo Emmanuel, Miguel Falcão, Claudio Moura e Baptistão. A mostra pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às20h, com entrada franca.
 18/04/2012 - 28/04/2012

Praça de Eventos do Shopping Plaza Sul (Praça Leonor Kaupa, 100 - Saúde. São Paulo/SP. Tel.: 11-4003-7220).

Abraços,
Juliana Gobbe

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tecendo poemas com Amarilda Marques


 A escritora Amarilda Marques concedeu ao Espaço de Criação Literária uma entrevista contando um pouco sobre o seu mais recente trabalho, o livro: Tecendo Poemas.


 Ala Jovem-Como foi o seu primeiro contato com a literatura?


AMARILDA MARQUES- Muito cedo. Ganhei um concurso literário aos oito anos. Na escola onde eu estudava produzia uma redação toda sexta-feira na aula de Língua Portuguesa e eu adorava, não via a hora de chegar esse dia para colocar no papel as ideias que fervilhavam na minha cabeça a semana toda.Minhas redações nessa época eram muito longas, mas, pareciam um conto.


Ala Jovem- Qual é o papel do escritor na sociedade contemporânea?

AMARILDA MARQUES- Em primeiro lugar escrever e depois tentar com a sua obra literária atingir todos os patamares da sociedade e levar aos seres humanos que formam essa sociedade através de poemas, contos, novelas, filmes, músicas...enfim...histórias que possam mexer com o imaginário de todos tocando-os de alguma maneira e levando-os a refletir acima de tudo sobre seus direitos, deveres e valores já que estamos vivendo numa era de violência e muita falta de amor. Com a literatura podemos notar transformações nas pessoas que tiveram a chance de ter em mãos certas obras. Desejo que a sociedade moderna se renda aos encantos do mundo e se torne uma sociedade melhor, mais humana e sensível.

Ala Jovem- Como se deu o processo de criação do seu livro mais recente?


 AMARILDA MARQUES- Ao longo do tempo fui escrevendo e guardando meus poemas...eram vários e quando surgiu a oportunidade eu apenas selecionei e comecei a montar o livro. Foi um processo demorado, pois já aguardava há anos pela realização desse sonho. Eu tinha vários trabalhos publicados em coletâneas de verso e prosa e lançar meu primeiro trabalho individual foi o máximo.

Ala Jovem- Como é a sua relação com os leitores?

 AMARILDA MARQUES-  Eu costumo dizer que a maioria das pessoas ainda não tomou gosto pela leitura e não costuma ler poesia, por isso, não têm como opinar, cho que no Brasil ainda falta espaço para os escritores, pois o público leitor é pequeno. Fico triste...existem livros bons no mercado,mas, ninguém compra. As pessoas que souberam que eu escrevi o livro, gostaram e me elogiaram bastante. Eu procuro escrever numa linguagem simples para atingir todas as classes sociais e todos os tipos de público e espero sempre que eles possam se inspirar e que notem semelhanças entre a vida deles e a que está no papel.



Ala Jovem- Fale sobre seus projetos futuros.

AMARILDA MARQUES- Meu próximo projeto é um livro de contos . Já existe até uma certa cobrança por parte das pessoas. Mais tarde pretendo publicar um livro infantil que já está quase pronto só preciso das ilustrações.

Abraços,

Juliana Gobbe

sábado, 7 de abril de 2012

Feira Literária de Bogotá leva 48 escritores brasileiros.

País homenageado na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, que começa no dia 18, o Brasil investiu R$ 3,4 milhões para organizar a programação que contará com 48 autores nacionais, além de músicos e artistas.

"O Brasil é a bola da vez, e a literatura é um caminho para apresentar o país", disse o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim.

Segundo ele, a feira de Bogotá é a primeira de uma série em que o país será homenageado nos próximos anos -com destaque à de Frankfurt, a mais importante do mundo, em 2013- e faz parte da estratégia da FBN para ampliar a presença de autores nacionais no exterior.

O pavilhão brasileiro, desenhado pela cenógrafa Daniela Thomas, ocupará um sexto da área total da feira e terá auditório, espaços gastronômicos e de negócios, além de uma livraria com dez mil volumes de autores nacionais, tanto em português quanto em espanhol.

A seleção dos escritores que participarão do evento levou em conta sugestões dos organizadores -que indicaram nomes conhecidos na Colômbia, como Nélida Piñon, Ziraldo e Affonso Romano de Sant'anna- e de editoras nacionais.

A lista buscou "pluralidade", misturando jovens como Ferréz, João Paulo Cuenca e Daniel Galera a nomes consagrados como Marina Colasanti, Silviano Santiago e Lêdo Ivo.
                                         Marina Colassanti

                                          Ferréz


Também foi convidada Margarida Patriota, autora de 26 livros e irmã do ministro das relações exteriores, Antonio Patriota, cujo ministério é um dos patrocinadores do evento. O MRE e a Biblioteca Nacional afirmam que a autora não terá despesas pagas pelo governo. "Ela nos consultou para saber se haveria inconveniente em razão do parentesco", disse o presidente da biblioteca".



Abraços,

Juliana Gobbe