Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Fernando Pessoa
O poeta português deixou em seu poema vozes de navegação...viagens na nossa imaginação. Navegar por mares desconhecidos, desdobrando o cotidiano em lúdicas faces. Essa foi a decisão de Grace Downey e Robert Ager...conhecendo lugares pelo simples prazer da descoberta.
O casal lançou aqui no Brasil o livro: Challenging your dreams ( Uma aventura pelo mundo).
Ala Jovem: Quais foram as maiores limitações que vocês encontraram durante as viagens?
GRACE E ROBERT: Sinceramente foram muito poucas se é que alguma. Posso dizer sim que houveram momentos mais tensos que outros, ou mais cansativos, mas limitações em si diria que não. Primeiramente, pois acreditamos em soluções e procurávamos sempre agir e pensar dessa forma. Quando surgia uma dificuldade, parávamos, pensávamos e agíamos, pois no final das contas sabíamos que iríamos conseguir resolver o problema. Talvez não naquele instante, ou naquele mesmo dia, mas sabíamos que conseguiríamos! Claro que existem momentos tensos tal como algumas fronteiras e confrontos policiais, a região da travessia do Deserto do Saara por ser uma região bem inóspita, alguns problemas que tivemos com o carro para citar alguns exemplos. Mas no geral, procurávamos sempre ter uma atitude positiva quando os problemas ou dificuldades surgiam, e assim conseguimos vencer todos os obstáculos que apareceram e foi uma experiência única e maravilhosa.
Ala Jovem: O melhor lugar do mundo?
GRACE E ROBERT: Difícil dizer um só, mas uma região que gostamos muito foi a região sul da África: África do Sul, Namíbia, Botsuana. Para quem gosta desse estilo de vida, ao ar livre e poder estar perto da vida selvagem, é tudo de bom. Devido ao fato de estarmos com nosso próprio carro, tínhamos a liberdade de realizar safáris por toda parte, e apreciar os animais pelo tempo que desejássemos. É como se fosse um “Discovery Channel” particular . . . dos sonhos! Mas claro que existem outros lugares incríveis, tal como o Canadá, o Alaska, o Deserto do Atacama no Chile, a própria incrível Índia e a linda Austrália. Existem diversos lugares que gostamos e muitos do qual gostaríamos de voltar! = )
Ala Jovem -Vocês fazem alguma preparação física para as viagens? Como se dá?
GRACE E ROBERT: Somos, ou melhor, éramos professores de Educação Física então isso nos ajudou, mas é importante sim ter um cuidado com o corpo e a saúde. Mas quando estamos na estrada acabamos sempre nos exercitando, até mesmo sem perceber, pois todo dia temos que “montar” e “desmontar” nossa casa além de outras coisas mais. Procuramos sempre fazer caminhadas, o que adoramos, e atividades físicas no geral. Sempre que possível tratávamos de sair para correr ou fazer algum esporte, enfim, manter o corpo saudável da melhor forma possível, dentro das condições que nos encontramos. Às vezes não é fácil, mas é bem importante.
Ala Jovem: O que levou vocês a escreverem o livro?
GRACE E ROBERT: Quando retornamos de nossa viagem de volta ao mundo, nos demos conta que tinhamos muita informação, muitas vivências, e milhares de fotos e queríamos compartilhar. Depois de alguns pensamentos, resolvemos fazer isso através da publicação de um “Diário Fotográfico”, como costumamos descrever nosso livro. Incluímos um pouco de tudo com a intenção de levar o leitor a viajar conosco . . . Através de relatos, dicas, curiosidades, mapas, ilustrações e fotos tentamos passar nossa experiência e inspirar as pessoas a desafiarem seus sonhos também.
Ala Jovem: Ainda falta algum lugar que vocês gostariam de conhecer? Qual?
GRACE E ROBERT: Muitos! Ainda tem muita coisa para conhecer e explorar pelo mundo . . .
O casal está no Brasil se preparando para o lançamento do seu próximo livro!
www.challengingyourdreams.com
Abraços,
Juliana Gobbe
Nenhum comentário:
Postar um comentário