sábado, 27 de agosto de 2011

Marcelo Sguassabia

O escritor Marcelo Sguassabia surge no cenário literário com um estilo de vanguarda rompendo com a literatura convencional. Eis a entrevista:


AJ-    O que te motivou a ser escritor?


Marcelo-Na verdade eu sempre fui redator publicitário - primeira e única profissão desde 1986. De meados de 2005 para cá é que fui sentindo a vontade de mexer com as letrinhas fora do mundo exaustivo e nada maravilhoso da propaganda. Queria fazer algo que não tivesse nada a ver com publicidade, porém dentro do território verbal. Mas não sou o protótipo do escritor que diz que não consegue ficar sem escrever e que vai anotando insights repentinos em guardanapos de lanchonete. Escrever pra mim é lavra, é trabalho de estiva. Dá uma canseira danada. Pra dizer a verdade, passo muito bem sem escrever. Contudo, como minha habilidade pra isso ao que parece está um pouco acima da média, abracei o fardo como ofício!



AJ-  A internet facilitou o reconhecimento dos escritores atuais por parte do público?

Marcelo-Sim, pela sua característica democrática. A custo zero qualquer pessoa monta um blog em minutos. Isso é mágico e muitíssimo interessante - ainda que a imensa maioria dos blogs sejam garrafinhas jogadas ao oceano. Mas pelo menos todo mundo tem a oportunidade de lançar sua garrafinha e torcer para que alguém a encontre...



AJ- Ter um estilo convencional pode prejudicar a liberdade de expressão de um autor?

Marcelo-Penso que uma coisa não "engessa" a outra. Eu, sinceramente, gostaria de ter um estilo mais próprio, mais característico, digamos assim. Mas meus textos são mais ecléticos do que gostaria, eu oscilo facilmente da prosa poética ao besteirol. Esta "colcha de retalhos" às vezes me incomoda um pouco, embora muitas pessoas comentem comigo que é justamente este imprevisível que aguça a curiosidade do meu leitor.



AJ- Qual é o papel das “divagações oníricas” na sua literatura?

Marcelo-Muitos dos meus textos partem de um mote, um argumento absurdo. Tanto nos textos de humor quanto nos mais introspectivos, a fantasia e a criatividade têm um papel preponderante. Muitas vezes venho para o computador sem assunto algum, e deixo as associações livres de ideias irem seguindo seu curso para dar forma ao conto ou à crônica. Outras vezes começo a escrever numa determinada direção e o desenrolar da coisa me puxa para um lado que nem me passou pela cabeça antes de iniciar o trabalho.



AJ- A publicidade fez de você um escritor mais criativo?

Marcelo-Embora escreva para fugir um pouco da publicidade, penso que a prática do texto publicitário me trouxe, sim, uma maior intimidade com o raciocínio criativo. A necessidade de concisão do texto publicitário também é uma habilidade que auxilia bastante na formatação de uma crônica.



AJ- O que você lê no momento?

Marcelo-Eu queria ter tempo para ler 1% de tudo o que preciso ou tenho vontade. Atualmente estou revezando entre "Perto do Coração Selvagem", da Clarice Lispector, e "Ana Karenina", de Tolstói.



AJ-Marcelo Sguassabia escreve para quem?

Marcelo-Primeiro, para mim mesmo. E eu sou chato demais comigo. Muito do que escrevi há pouco tempo eu já renego, quero mudar, reescrever ou simplesmente descartar. Não tenho a mínima ambição de reunir em livro o que faço, pois sei que terei medo de olhar para ele na estante. Considero meu trabalho uma espécie de literatura de entretenimento, que vale hoje mas que amanhã pode estar velha - como acontece com a crônica jornalística.
 
Leia os textos de Marcelo Sguassabia:
 
 Correio Popular - Campinas


Jornalzen - Campinas

JC Regional – Pirassununga

O Movimento - Pirassununga

Gazeta de São João - São João da Boa Vista

http://www.consoantesreticentes.blogspot.com/

www.rac.com.br/blog/50/bulhufas (Campinas)

www.portaldocambui.com.br (Campinas)

www.campinas.com.br (Campinas)

www.pbondaczuk.blogspot.com (Campinas)

www.paradoxo.me (Rio de Janeiro)www.riototal.com.br (Rio de Janeiro)

www.simplicissimo.com.br (Porto Alegre)www.literaciarevistacultural.blogspot.com www.kplus.com.br (Campinas)www.mhariolincoln.com (Curitiba)

www.maisinterior.com.br (São Carlos)

www.clikbr.com.br (Atibaia)

www.corderovirtual.com.br (Cordeirópolis)www.itu.com.br (Itu)www.uraonline.com.br (Uberaba)www.vinhedonet.com.br (Vinhedo)www.ubaweb.com (Ubatuba)www.viafanzine.jor.br (Belo Horizonte)www.jornalorebate.com.br (Macaé)

www.jornalismopolitico.com (Belém)
 
 
Abraços,
 
Juliana Gobbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário