quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Edenilson Tibúrcio

O bibliotecário chefe da biblioteca municipal de Atibaia: Edenilson Tibúrcio concedeu uma entrevista ao nosso blog contando um pouco sobre o seu trabalho.
A biblioteca central de Atibaia está sempre com as portas abertas ao público e aos projetos dos escritores da nossa cidade.


Ala Jovem- Quais são os projetos da Biblioteca Municipal?

 EDENILSON TIBÚRCIO-Projeto: Automação/informatização
Automação é um processo que agiliza e amplia o acesso à informação, facilitando o trabalho administrativo das Bibliotecas, e principalmente a consulta do leitor. Proporciona a interação entre o conhecimento registrado e o usuário.

Projeto: Oficina de Criação Literária
A Biblioteca central incentiva a Oficina de Criação Literária, coordenada por Juliana Gobbe.

Projeto: Teatro na Biblioteca
Para amantes do teatro, oferecemos a oportunidade de apresentarem peças teatrais na Biblioteca do centro.
Em outubro de 2010 foi apresentado a peça teatral “Os Três Porquinhos”. Direção de Fábio Siqueira do Amaral com apoio de Myrthes Neusali Spina de Morais e cenário de Nestor Lampros.
Personagens e elenco:
Contadora de histórias: Myrthes Spina, Juquinha fazendeiro Jean Ribas, Lobo Mau Leonardo Andrade, Bolão Rafael Perini, Bolinha Francisco Eulândio e Bolão Edenilson Tibúrcio Biblitecário.
A contadora de história resolve relembrar a história dos Três Porquinhos, e inclui um novo personagem: o Juquinha fazendeiro, que torna-se o herói ao salvar os três fujões (bolão, bolinha e bolota) das garras do terrível lobo mau, que depois, arrependido de suas maldades e por não ter amigos, resolve mudar sua conduta.
A peça incentiva a amizade, o bom comportamento, a obediência e o respeito para os bons conselhos. 



Ala Jovem-Qual é a frequência de público na biblioteca?  

Estatística anual de 2010

 EDENILSON TIBÚRCIO- Frequência de usuários da Ala Adulta = 40.619
Frequência de usuários da Ala Infanto-juvenil = 11.636

ALA Jovem-Quais são os lançamentos do acervo?

EDENILSON TIBÚRCIO-Livros que foram incorporados no acervo em abril de 2011. 



Ala Jovem-Com que tipo de literatura o público se identifica mais?

EDENILSON TIBÚRCIO-Romance no geral, suspense, aventura, biografia, policial e clássicos da literatura brasileira.

Ala Jovem-Quais foram as últimas premiações que a biblioteca recebeu?

EDENILSON TIBÚRCIO-Conforme levantamento do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, o Ministério da Cultura classificou a Biblioteca Pública Municipal de Atibaia entre as 100 melhores do Brasil. Das 5.565 cidades brasileiras pesquisadas, Atibaia ocupa a honrosa 95ª posição, e no Estado de São Paulo, Atibaia está em 26ª classificação.



Ala Jovem-Qual é o papel da leitura na transformação do mundo?

EDENILSON TIBÚRCIO-A leitura amplia o conhecimento, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a visão crítica. Ela nos permite viajar na imaginação, proporcionando a mágia da leitura.
Através da leitura aprendemos, e desta forma nos transformamos culturalmente e socialmente, mudando a própria maneira de agir, pensar e falar. É uma mudança pessoal e gradativa, mas reflete na sociedade, e dessa forma que a leitura atua na transformação do mundo, agindo em cada indivíduo.

Biblioabraço!
Juliana Gobbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário